quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Setembro AMARELO - Socialização das reflexões


"Há uma necessidade constante do levantamento da questão de prevenção ao suicídio, motivo que levou o Grêmio Estudantil a propor uma conversa com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. Ao longo do ano, geralmente o assunto passa despercebido, em vista de ser um problema que muitos preferem esconder ou não discutir, o que gera pessoas com medo de exporem suas angústias e seus medos. 
Na sala de aula, durante a preparação das atividades, foram realizadas discussões sobre a origem e o significado do setembro amarelo, com a intenção de que os alunos se aprofundassem no assunto, garantindo um nível tanto de autoconsciência, em referência às problemáticas do suicídio, quanto de empatia, visando gerar uma rede de relações interpessoais, em que os próprios alunos possam se ajudar e servirem de apoio a seus colegas. 
A ação foi muito importante para demonstrar que, como o lema do movimento deixa claro, falar é a melhor opção, e a escola pode ser um espaço acolhedor que abraça a fala de seus alunos, ajudando-os a superar as dificuldades que a vida traz, seja através da equipe ou dos próprios alunos, que concordam com o levantamento do assunto na sala de aula." Prof. Cássio
Na última segunda-feira, integrantes do Grêmio apresentaram as reflexões feitas nas turmas aos colegas dos Anos Finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário